segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Há 10 anos, Meninos da Vila comandavam Santos FC na conquista do Brasileirão 2002





14/12/2012 23h59
Guilherme Guarche               http://www.santosfc.com.br
Robinho e Diego celebrando após o apito final! 
Quando naquele inesquecível domingo 15/12/2002 o garoto Diego Ribas caiu no gramado logo no início da partida, os torcedores santistas presentes no Morumbi ficaram assustados e temerosos quanto ao desenrolar do jogo. Na busca por um título que o Peixe buscava há exatos 18 anos, Diego era uma das esperanças do jovem grupo, denominado de “Meninos da Vila”, na partida final do Campeonato Brasileiro, diante da equipe do Parque São Jorge.
Mas, mesmo assim, com a saída de Diego e a entrada de Robert em seu lugar, o time da Vila se superou. O garoto Robinho, que chamou para si a responsabilidade de conduzir a equipe dentro das quatro linhas, jogou aquela que é considerada não só pelos torcedores, como também pela imprensa esportiva, como a melhor partida dele em toda a sua trajetória com a camisa do Peixe nas suas duas passagens pela Vila Belmiro.
E foi através de um gol de pênalti cometido em cima do garoto Robinho, no inesquecível lance das 8 pedaladas que ele deu em cima do lateral adversário, que a vitória começou a surgir para alegria da imensa torcida praiana que lotava o estádio do Morumbi.
Os santistas também viram Fábio Costa defender com garra a meta praiana. O goleiro salvou o time de uma possível derrota quando, na segunda etapa, o adversário virou o placar do jogo, marcando duas vezes para desespero da gente santista.
A torcida do Peixe só voltou a vibrar e comemorar quando Elano e depois Léo puseram uma pá de cal nas pretensões do time da capital paulista, finalizando a partida que deu ao Santos o seu sétimo título de campeão Brasileiro. Resultado final: um emocionante e eletrizante 3 a 2 para o time da Vila Belmiro.
Os heróis daquele memorável domingo, liderados fora das quatro linhas pelo técnico Émerson Leão, foram: Fábio Costa; Maurinho, Alex, André Luis e Léo; Paulo Almeida, Renato, Elano e Diego (Robert, depois Michael); Robinho e Willian (Alexandre).
Campanha santista no Brasileiro
Foram 31 partidas com 16 vitórias, 6 empates e 9 derrotas, com 59 tentos marcados e 41 sofridos.
Artilheiros do time na competição
Alberto (12 gols), Diego e Robinho (10), Elano (9), Léo (6), William (3), Alex (3), Renato e Robert (2), André Luis e Douglas (01).
Participações no certame
Renato (31 jogos), Robinho (30), Alberto, Elano e Léo (29), Diego e Paulo Almeida (28), Alex e Maurinho (25), Júlio César (22), Preto (21), André Luis e William (18), Robert (16), Alexandre (13), Wellington (12), Douglas (8), Pereira (7), Fábio Costa (6), Adiel, Michel e Rafael (4), Bernardi (3), Bruno Moraes e Fabiano Souza (2) e Canindé e Marcão (1).



Nenhum comentário:

Postar um comentário