quinta-feira, 6 de dezembro de 2012


Há 48 anos, Pelé e Coutinho comandavam goleada sobre o Corinthians pelo placar de 7 a 4

Guilherme Guarte




Não pode haver prazer maior para o torcedor do Santos FC do que relembrar fatos, conquistas, títulos e principalmente grandes goleadas que o time do seu coração impôs  aos chamados  integrantes do “Trio de Ferro da Capital”, no decorrer de sua rica existência no futebol brasileiro. Lembrar os momentos felizes faz com que a enorme coletividade alvinegra se sinta orgulhosa do passado de glórias do clube. Afinal, como o jornalista José Roberto Torero bem escreveu sobre a data de fundação do Peixe: “afundava o Titanic, nascia um time de titãs”.
Há exatos 48 anos, no dia 06/12/1964, o Santos FC goleava impiedosamente a equipe do Corinthians pelo placar de 7 a 4, em partida válida pelo Campeonato Paulista, sob os olhares de 56.476 espectadores que deixaram nas bilheterias do Pacaembu a importância de Cr$ 36.437.800,00, recorde de renda no certame. Os carrascos na goleada foram Pelé (4) e Coutinho (3). O técnico Lula colocou em campo Gilmar; Ismael, Modesto e Lima; Zito e Haroldo; Toninho, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. Vale lembrar que o Rei Pelé durante sua carreira marcou exatos 50 gols na equipe do Parque São Jorge, em 48 partidas disputadas.
Logo após o jogo, ainda no gramado do Pacaembu, o técnico corintiano Osvaldo Brandão não se conformava com a goleada e desabafava aos repórteres “Só pode ser castigo divino, em menos de um mês fui goleado duas vezes pelo time do Santos FC. É muito para um simples mortal”. Ele se referia à goleada que o time do Botafogo, o qual dirigia anteriormente, fora aniquilado na Vila Belmiro pelo estonteante placar de 11 a 0.
As três maiores goleadas aplicadas pelo Alvinegro Praiano nos componentes do “Trio de Ferro” foram as seguintes:
Dia 04/09/1927 – 8 a 3 no Corinthians, no Palestra Itália, pelo Campeonato Paulista;
Dia 07/03/1963 – 6 a 2 no São Paulo, no Pacaembu, pelo Torneio Rio-São Paulo;
Dia 03/10/1959 – 7 a 3 no Palmeiras, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Paulista.







pelé e coutinho fizeram dupla mortal no ataque santista



  http://www.santosfc.com.br/noticias/conteudo.asp?id=27928#.UME94WdD3oo

Nenhum comentário:

Postar um comentário