segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Santos FC disputa clássico contra o Palmeiras nesta terça-feira (22), pela semifinal da Copa SP



21/01/2013 12h13
Bruno Giufrida

Após a vitória heróica diante do Audax-SP, nos pênaltis, o Santos FC disputa uma vaga na decisão da Copa São Paulo de Futebol Júnior em clássico diante do Palmeiras, nesta terça-feira (22). O duelo decisivo, válido pela semifinal da competição, será realizado na Arena Barueri, em Barueri (SP), a partir das 21 horas, e terá transmissão ao vivo do SporTV e da ESPN.
“O Palmeiras tem uma equipe muito qualificada e nós também temos alguns desfalques. Mas não é hora de lamentar. Temos que entrar para fazer nosso melhor. Vamos em busca da vaga na final. Temos que colocar o coração na ponta da chuteira e entrar lá para decidir”, afirmou o treinador Claudinei Oliveira.

 
No jogo diante do Audax, o lateral direito Douglas sofreu uma torção no tornozelo direito e está realizando tratamento intensivo, mas é dúvida para a partira desta terça-feira (22). Lucas Otávio e Giva, que receberam o segundo cartão amarelo, e Alison, que foi expulso, são desfalques certos. Em contrapartida, Leandrinho, recuperado de uma lesão de grau 1 no tornozelo direito, reforça o Peixe.  
 
O time da Vila Belmiro chega para o confronto invicto. Na fase de grupos, os santistas conquistaram duas vitórias (3 a 0 no Remo-PA e 1 a 0 no São Mateus-ES) e um empate (0 a 0 com o Corinthians-AL). Já no mata-mata, o Peixe passou por Náutico (5 a 1), Grêmio Osasco-SP (1 a 1 no tempo normal e 4 a 3 nos pênaltis) e Audax-SP (novo 1 a 1 e 4 a 3 nas penalidades), entre segunda fase, oitavas e quartas, respectivamente. Ao todo, a equipe de Claudinei Oliveira foi às redes adversárias por 11 vezes e sofreu gols apenas três.
 
Trajetória até a semifinal
 
O Alvinegro Praiano estreou na Copinha com uma vitória por 3 a 0 diante do Remo-PA, com gols de Jubal, Léo Cittadini e Stéfano Yuri, que também marcou no resultado positivo de 1 a 0 diante do São Mateus-ES, na segunda rodada. Na sequencia, os Juniores empataram em 0 a 0 com o Corinthians-AL.
 
Com sete pontos ganhos, o Santos FC avançou para a segunda fase como líder do Grupo V. Já no mata-mata, Giva (2), Stéfano Yuri, Pedro Castro e Léo Cittadini marcaram na vitória de virada por 5 a 1 diante do Náutico-PE.
 
Nas oitavas de final, o torcedor santista passou por fortes emoções. Após empate em 1 a 1 no tempo normal com o Osasco, o Alvinegro Praiano saiu perdendo na disputa por pênaltis, mas conseguiu correr atrás do prejuízo e garantiu o 4 a 3 que o levou para as quartas de final da Copa SP. Giva, Léo Cittadini, que também marcou com a bola rolando, Lucas Otávio e Neílton converteram as cobranças. O goleiro Gabriel Gasparotto ainda defendeu a última tentativa adversária.
 
No duelo seguinte, válido pelas quartas, o camisa 1 do Santos FC novamente teve papel importantíssimo para a classificação. No tempo normal, o Audax saiu na frente. Em seguida, os paulistanos tiveram a oportunidade de ampliar o placar em cobrança de pênalti, mas Gabriel defendeu.Aos 38 minutos da segunda etapa, Giva recebeu a bola dentro da área, se livrou do zagueiro com um belo drible e chutou a bola no ângulo de Jefferson. Com o empate, o Peixe teve novamente que decidir sua vida na competição na disputa por pênaltis. E saiu classificado pelas mãos do goleiro Gabriel, que defendeu duas cobranças, fazendo repetir o 4 a 3 no placar. Jubal, Pedro Castro, Léo Cittadini e Lucas Otávio converteram para os santistas.
 
Já o Palmeiras, na fase de grupos, também conquistou sete pontos. O time alviverde superou o Confiança-SE, por 6 a 0, e o Grêmio Barueri-SP, por 3 a 1, e empatou em 0 a 0 com o Sertãozinho-SP.
 
Já no mata-mata os palmeirenses venceram o Desportivo Brasil-SP por 3 a 2. Na sequência, o adversário santista fez 2 a 1 no Velo Clube-SP. No último jogo, válido pelas quartas de final, superou o Cruzeiro-MG por 4 a 2.
 
Encontros em semifinais
 
Em 2010, ano em que o Santos FC chegou pela última vez em uma decisão de Copa SP, as duas equipes também se encontraram na semifinal da competição. Com Alan Patrick na armação das jogadas, o Peixe empatou em 3 a 3 no tempo normal e venceu por 5 a 3 nas penalidades. Na decisão daquele ano, o São Paulo superou os santistas e garantiu o título.
 
Dois anos depois, os dois times voltaram a se encontrar em uma semifinal. Antes de chegar à final e conquistar o título do Campeonato Paulista Sub-20, o elenco comandado pelo técnico Claudinei Oliveira passou pelos palmeirenses com dois empates em 1 a 1, por conta da melhor campanha no Estadual.  Na final, novamente com o São Paulo, o Santos FC levou a melhor e ficou com a conquista do Paulistão 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário