sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Há 54 anos, recorde de gols de Pelé era coroado com o título do Paulistão 1958



O Rei Pelé, o maior artilheiro do futebol em todos os tempos, marcou naquele distante 14/12/1958, quatro tentos na goleada de 7 a 1 aplicada no Guarani FC, no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas. Pepe e Dorval, marcando um gol cada, e Bidon, marcando contra o Bugre a favor do Peixe, anotaram os outros tentos. Com a goleada, o Santos FC sagrava-se campeão Paulista com uma rodada de antecipação, para alegria de sua apaixonada torcida, que comemorou festivamente a quarta conquista de um título estadual.
O Peixe do técnico Lula entrou em campo com: Manga; Ramiro e Dalmo; Getúlio, Urubatão e Zito; Dorval, Jair Rosa Pinto, Pagão, Pelé e Pepe.
Na partida seguinte, que encerrava com chave a participação santista no certame bandeirante, o time da Vila empatava em 2 a 2 com o São Paulo, no Pacaembu, com o Rei Pelé marcando os gols do time santista.
O Rei Pelé, como não poderia deixar de ser, era novamente o artilheiro máximo do campeonato, marcando 58 dos 143 gols feitos pelo time do Peixe. O número de gols de Pelé é recorde em uma mesma edição de Paulista. O próprio Rei, com 49 gols no Paulista 1965, é o segundo colocado no ranking de artilheiros máximos por edição de estadual.
Nas 38 partidas do campeonato, o Peixe teve 29 vitórias, 6 empates e 3 derrotas, sofrendo a defesa apenas 40 gols.
Além do Rei Pelé, marcaram também:
Pepe (27), Pagão (13), Hélio (12), Dorval (11), Guerra (8), Jair Rosa Pinto (4), Álvaro (3), Ramiro e Zito um gol cada. Marcaram contra as próprias redes a favor do Santos: Giba, Alan e Bidon. 
Copa do Mundo de 1958
Na Seleção Brasileira que ganhou o campeonato mundial na Suécia, nesse ano de 1958, faziam parte do grupo os santistas Pelé, Pepe e Zito.
13/12/2012 16h28
Guilherme Guarche

Nenhum comentário:

Postar um comentário